Dados do Trabalho


Título

Série histórica da taxa de incidência de tuberculose em uma instituição de referência em TB/HIV em Manaus-AM: Análise temporal de 2004-2022

Objetivo (s)

Avaliar a incidência e perfil dos casos de tuberculose (TB) atendidos na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) no período de 2004 a 2022; Analisar a tendência temporal da taxa de incidência de tuberculose nos aspectos epidemiológicos e laboratorial e em pacientes com amostras positivas em liquor.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo do tipo coorte retrospectiva e descritivo de casos de infecções TB que foram atendidos nos últimos 18 anos na FMT-HVD, Manaus-AM, aprovado pelo CEP/FMT-HVD n. 5.798.901. A pesquisa foi realizada com base nos dados de 2004 a 2015 do laboratório de bacteriologia e de 2016 a 2022 no laboratório de Micobacteriologia. Foram analisados fichas de notificação, banco de dados físicos e prontuário eletrônico (Idoctor e RedCap) dos casos de TB. Foram analisadas as variáveis: sexo, ano de notificação, faixa etária, forma clínica da tuberculose.

Resultados e Conclusão

Dos dados analisados do período de 2004 a 2022 obteve-se o quantitativo de 3910 amostras positivas para TB na FMT-HVD entre amostras pulmonar e extrapulmonar (biópsias, líquido pleural, sangue, secreções ganglionares e líquido cefalorraquidiano-liquor). Foi verificado no período de 2020 a 2022 uma diminuição nos diagnósticos de TB, consequência das subnoticações em decorrência da pandemia de Covid-19. Entre o quantitativo diagnosticado, 903 foram por amostras extrapulmonar, destas, 61 para liquor. Das amostras de liquor analisadas entre 2020 a 2022 o emprego do GeneExpert MTB/RIF e a cultura líquida automatizada pelo uso do MGIT, foi possível obter 11 amostras com crescimento para MTB em liquor, e consequentemente, o manejo clínico mais assertivo. Em relação ao público, os homens representam 55% em comparação as mulheres. A faixa etária de 20 a 29 e de 30 a 39 anos tiveram maior número de pacientes correspondendo a cerca de 66%. A maioria dos pacientes com diagnóstico positivo para TB meningoencefálica tinham diagnóstico positivo para HIV com contagem de células CD4 muito baixo e alta carga viral, acompanhado por doenças oportunistas, como citomegalovírus, toxoplasmose e pneumocistose, evoluindo para forma grave da TB e alto grau de morbimortalidade. Em quase 20 anos de atendimento na FMT-HVD, houve uma expressiva quantidade de amostras positivas de TB, com prevalência ao público com TB/HIV, marcado pelo sexo masculino e idade entre 20 e 39 anos.

Palavras-chave

Coinfecção; Extrapulmonar; Neurotuberculose; LCR;

Agradecimentos

A FMT-HVD, Fapeam, Gerência de Bacteriologia e Micobacteriologia.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Diovana Amazonas Danuta Andrade Silva, Paulo Paulo Victor Bruce Costa, Felipe Jones Souza Silva, Taynara Barros Oliveira, Vitória Silva Printes, Rossicleia Lins Monte, Jaquelane Silva Jesus, Grafe Oliveira Pontes