Dados do Trabalho
Título
Leptospirose: Perfil epidemiológico de casos notificados em um Centro de Medicina Tropical de uma capital na Amazônia Brasileira, 2017 a 2022
Introdução
A Leptospirose é uma doença infecciosa, febril aguda, transmitida pela urina de animais infectados com bactéria Leptospira, cujos principais reservatórios são os roedores. É uma zoonose potencialmente fatal, endêmica em muitas regiões tropicais e é conhecida por causar grandes epidemias após fortes chuvas e inundações em aglomeração populacional de baixa renda e condições inadequadas de saneamento. Ainda que existam consideráveis números de casos de leptospirose humana e tenham potencial para evoluir a óbitos, seus impactos na saúde são pouco reconhecidos.
Objetivo (s)
Identificar as principais características de pacientes notificados por leptospirose em um Centro de Medicina Tropical da região norte do Brasil, nos anos de 2017 a 2022.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo e retrospectivo, do tipo levantamento de dados secundários dos casos de leptospirose registrados no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (CEMETRON), no período de 2017 a 2022. Foram incluídos os casos atendidos e notificados na unidade e excluídos os casos que já haviam sido notificados em outra unidade de atendimento. Os dados foram tabulados no Programa de Análises Exploratórias- TABWIN e analisados por meio de estatística descritiva no Excel em frequência absoluta e relativa. A pesquisa faz parte do Projeto matriz: “Atenção À saúde em Rondônia: perspectiva assistencial, do trabalho e da Educação na Saúde” aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) com o parecer 5.890.371 e CAEE 66833023.1.0000.5300.
Resultados e Conclusão
Foram notificados 419 casos de leptospirose entre os anos de 2017 a 2022. Os anos de 2022 e 2019 tiveram o maior número de notificações, com 78 e 77. No período pandêmico de 2020 e 2021 os números de notificações foram relativamente altos, com 72 e 62, respectivamente. Quanto ao sexo, 290 foram masculinos e 129 femininos. A maioria dos casos notificados (334) reside em área urbana. A leptospirose é uma zoonose de notificação compulsória imediata para o município, pelo seu potencial epidêmico. Embora seja potencialmente letal, seu impacto na saúde da população ainda é subestimado A ausência de ações concretas contra a leptospirose no Brasil, reflete a invisibilidade do perfil populacional acometido pela doença.
Palavras-chave
Leptospirose. Epidemiologia. Doenças negligenciadas.
Agradecimentos
Fundação Universidade Federal de Rondônia e Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Centro de Medicina Tropical de Rondônia.
Área
Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Giceli Daian Nunes Santos, Yane Lais Nogueira Cruz , Adriana Tavares Hang, Jeanne Lúcia Gadelha Freitas, Katia Fernanda Alves Moreira , Mariana Ayres Henrique Bragança , Evelyn Sousa Pinheiro , Evelyn Sousa Pinheiro , Maria Zilia Gomes Oliveira , Lisanea Diniz Pedraça