Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE METABOLÔMICA SALIVAR UNTARGETED DA TUBERCULOSE PULMONAR

Introdução

A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa de disseminação aerógena, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que acomete prioritariamente os pulmões, e outros territórios orgânicos a depender do grau de imunodepressão do indivíduo. Representa problema de saúde pública global, sob o qual a OMS mobiliza esforços para seu controle até 2030.

Objetivo (s)

Este estudo propôs a investigação de possíveis metabólitos de interesse, na saliva de indivíduos doentes e sadios, por espectrometria de massa.

Material e Métodos

Avaliamos metabólitos diferencialmente secretados na saliva de 10 pacientes doentes, escolhidos por conveniência dentre os casos notificados para a Vigilância Epidemiológica do município de Uberlândia - MG, e 19 indivíduos do grupo controle, recrutados como voluntários, ambos os grupos nos anos de 2022 e 2023. Foram considerados doentes os pacientes que demonstraram ao menos uma prova direta do parasita positiva e apresentação clínica compatível. Controles negativos apresentaram radiografia de tórax normal e teste Interferon-Gama Release Assay (IGRA) negativo. Realizou-se a extração dos metabólitos com metanol e esses foram analisados em HPLC hifenado ao espectrômetro de massas de alta resolução (Q-TOF/IES). Os metabólitos foram identificados por meio do banco de dados METLIN e nas análises estatísticas dos dados aplicou-se o teste T não pareado com valor de p < 0.05 e o fold change igual ou maior que 2.00.

Resultados e Conclusão

Dois metabólitos foram significativamente mais expressos na saliva dos pacientes doentes: a Gingkotoxina e o 3,8-Dihydroxy-6-methoxy-7(11)-eremophilen-12,8-olide. O primeiro, um análogo estrutural, que compete com a vitamina B6, com ação no tecido nervoso provocando neurites, possivelmente relacionado a metabólitos de drogas como a Isoniazida e o Etambutol. O segundo, um lipídio envolvido em estabilidade de membranas celulares, transdução de sinal e possíveis propriedades surfactantes, sua expressão aumentada na saliva de indivíduos doentes, resultante de via metabólica induzida pelo adoecimento, pode ser capaz de aumentar a capacidade de expansão de um pulmão inflamado e enrijecido, também modulando, de maneira complexa, a atividade macrofágica. A análise exploratória salivar foi capaz de evidenciar metabólitos importantes para a compreensão de toxicidades inerentes ao tratamento e fisiopatologia da tuberculose.

Palavras-chave

Tuberculose, metabolômica, saliva.

Agradecimentos

Pesquisa financiada pelo INCT em Teranóstica e Nanobiotecnologia (INCT-TeraNano, CNPq nº403193/2022-2 e FAPEMIG nº APQ-03613-17)

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Abel Dib Rayashi, Hebréia Oliveira Almeida-Souza, Mário Machado Martins, Fabiana Almeida Araújo Santos, Luciana Machado Bastos, Iara Pereira Soares, Lucas Ian Veloso Correia, Mariana Araújo Costa, Bianca Uliana Picolo, André Luis Moraes, Thúlio Marquez Cunha