Dados do Trabalho


Título

A exposição ao vírus Zika altera a capacidade reprodutiva e busca por fonte sanguínea em Culex quinquefasciatus

Introdução

Zika é um arbovírus de grande impacto na saúde humana, em decorrência da sua relação com o aumento de casos de microcefalia em recém-nascidos, entre 2015 e 2016. Aedes aegypti é a principal espécie incriminada na transmissão, mas outras podem ter papel secundário, como
Culex quinquefasciatus, vetor de outros patógenos e predominante nas Américas. Estudos sobre competência vetorial apontam que Cx. quinquefasciatus é um vetor em potencial de ZIKV, contudo, para entender o papel desta espécie no ciclo de transmissão, é importante estudar outros parâmetros da capacidade vetorial, como a capacidade reprodutiva e o comportamento de alimentação sanguínea.

Objetivo (s)

Comparar a fecundidade, fertilidade e busca por fonte sanguínea em Cx. quinquefasciatus (colônia CqSLab) expostos (E) e não expostos (grupo controle - C) a ZIKV e em seus descendentes (F1).

Material e Métodos

Fêmeas de CqSLab (originária da Região Metropolitana do Recife e mantida no Instituto Aggeu Magalhães) foram expostas ao ZIKV(BRPE243/2015), através de alimentação artificial com sangue de coelho. Para avaliação da fecundidade e fertilidade, 80 fêmeas
ingurgitadas foram transferidas individualmente para novas gaiolas e os ovos e larvas obtidos destas fêmeas foram contabilizados. As larvas foram colocadas em cubas de criação e os adultos de F1 submetidos à alimentação em sangue livre de partículas virais, para avaliação da fecundidade, fertilidade e busca por fonte sanguínea. As fêmeas expostas a ZIKV foram coletadas no dia 14º dia pós exposição e armazenadas a -80°C, para determinar as taxas de infecção e disseminação, por RT-qPCR. Na análise estatística, utilizou-se o Teste t, com correção de Welch's.

Resultados e Conclusão

A fecundidade (C = 127; E = 102 – p = 0,0003) e fertilidade (C = 87; E = 75 – p = 0,0118) das fêmeas expostas ao ZIKV foram menores em relação às não expostas. Em F1, não houve alteração desses parâmetros, entre os grupos descendentes de fêmeas expostas e não expostas, porém, o percentual de busca por fonte sanguínea foi menor entre as descendentes de fêmeas expostas (C = 99; E = 68).
A exposição de Cx. quinquefasciatus a ZIKV reduz a capacidade reprodutiva das fêmeas e a busca por fonte sanguínea entre os seus descendentes. Espera-se que esses resultados possam agregar conhecimento, na perspectiva de contribuir para a definição de métodos de controle populacional de vetores, direcionados a potencializar o custo biológico causado pelo ZIKV em Cx. quinquefasciatus.

Palavras-chave

culicidae; fecundidade; fertilidade; transmissão vertical; arbovírus.

Agradecimentos

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Claudia Gabrielle Santos De Abreu, Elisama Helvecio, Mônica Crespo, Larissa Krokovsky, Duschinka Guedes, Marcelo Paiva, Rafael Alves, Constância Ayres