Dados do Trabalho
Título
AJUSTE NO ATRASO DE DIGITAÇÃO: NOWCASTING COMO FERRAMENTA PARA VIGILÂNCIA
Introdução
O Brasil apresentou um aumento de casos de dengue acima do esperado nos primeiros meses de 2023. As análises demonstraram uma situação de epidemia que culminou na abertura de um Comitê de Operações de Emergência no mês de março de 2023. O uso de dados oriundos do sistema de informação é essencial para conduzir situações de emergência. No entanto, por inúmeros motivos, os dados disponíveis nem sempre são oportunos. Neste sentido, o uso de ferramentas estatísticas que possibilitem o ajuste dessas informações torna a tomada de decisão mais precisa e eficaz.
Nowcasting é uma metodologia estatística que possibilita a previsão do presente, do futuro próximo e do passado recente1. É uma técnica que utiliza uma série temporal com dados de nível individualizado para calcular a quantidade de casos que ainda devem entrar no sistema nas próximas semanas tomando como base a mediana de atraso de digitação no sistema.
Objetivo (s)
Descrever o uso do nowcasting para ajuste do atraso de digitação durante a epidemia de dengue no Brasil em 2023.
Material e Métodos
Foi realizada análise dos casos prováveis de dengue, chikungunya e Zika notificados no Sinan Online e Sinan Net,no território brasileiro do ano de 2023 durante as semanas epidemiológicas 1 a 20. Foi calculado o tempo de atraso de digitação dos casos considerando a variação entre as datas de início dos sintomas e data de digitação por semana epidemiológica. Em seguida foi utilizada a técnica de ajuste estatístico Nowcasting, com a aplicação do pacote do R “nowcaster”2, desenvolvidos pela Fiocruz para uso no Infodengue (referenciar) Dessa forma, foi calculado uma mediana de casos ajustada por semana epidemiológica, que representa os casos de deverão entrar no sistema nas próximas semanas devido ao atraso da notificação. Essa mediana é acompanhada de seus intervalos interquartis 1 e 3 trazendo um intervalo de confiança que possa assegurar a precisão do resultado.
Resultados e Conclusão
O total de casos prováveis identificados pelo sistema de informação até a semana 20 de 2023 para dengue, chikungunya e Zika foram: 1.277.118, 110.541 e 7.129, respectivamente. Após ajustado pelo nowcasting, os casos passariam para 1.349.053 (aumento de 5,6%) para dengue; para chikungunya, 120.520 casos (aumento de 9%); e para a Zika, 17.278 (aumento de 142,4%). O nowcasting levou a alterações na incidência, porém, com a mesma tendência de queda e dentro do canal endêmico. Sua utilização ajudou na tomada de decisão quanto a desativação do COE arboviroses.
Palavras-chave
Dengue; nowcasting; oportunidade
Área
Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Marcela Lopes Santos, Livia Carla Vinhal Frutuoso