Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS CASOS DE CRIANÇAS NOTIFICADAS COM SUSPEITA DE MONKEYPOX NO ESTADO DE MATO GROSSO

Introdução

O monkeypox (MPX) vírus é uma doença viral transmissível que teve sua descoberta inicial em animais no ano de 1958, em um laboratório dinamarquês. O primeiro caso humano foi identificado em 1970, em uma criança da República Democrática do Congo, e partir dai, tornou-se endêmico em algumas regiões da África. A maioria dos casos humanos de MPX apresenta sintomas leves a moderados. As complicações incluem encefalite, infecções bacterianas secundárias da pele, desidratação, conjuntivite, ceratite e pneumonia. A taxa de letalidade da doença varia de 0% a 11% em surtos em áreas endêmicas com mortalidade afetando principalmente as crianças devido ao maior impacto da doença nesses grupos.

Objetivo (s)

Descrever o cenário epidemiológico de crianças de 0 à 12 anos, com foco na vigilância laboratorial de amostras com suspeita de Monkeypox no estado de Mato Grosso.

Material e Métodos

Trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva e exploratória de método quantitativo, com utilização de dados secundários coletados do Gerenciador de Ambiental Laboratorial (GAL), feita desde o início do mês de junho de 2022 (quando surgiu sua emergência dentro do estado de Mato Grosso), até o dia 09 de maio de 2023.

Resultados e Conclusão

Durante o período supracitado, 43 amostras de crianças com suspeita de Monekypox foram recebidas no LACEN-MT. Desse total, 58% foram do sexo masculino e de cor parda (67%) e a maior parte enquadrando-se na faixa etária característica do início da puberdade entre os 10 a 12 anos de idade (37%). Quanto as características clínicas, evidenciou-se lesões múltiplas, localizadas em regiões da face, tórax, membros inferiores e superiores. Quanto ao diagnóstico laboratorial, tem-se que 16% do total de crianças obtiveram resultado positivo; 82% negativo e 2% inconclusivo.
Em suma, realizar a vigilância laboratorial e identificar o perfil de Monkeypox em crianças, favorece a compreensão do processo saúde-doença dessa população, além de nortear no delineamento das ações interventoras para este caso. Por outro lado, é importante frisar que a notificação e a investigação são imprescindíveis para a saúde pública por auxiliar a traçar medidas de contingência que reduzam/extinguem a disseminação dessa patologia.

Palavras-chave

Saúde; Monkeypox; Epidemiologia.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

MARIA CLARA PEREIRA LEITE, STEPHANNI DA SILVA FIGUEIREDO, KLAUCIA RODRIGUES VASCONCELOS, CLAUDIO SOUZA CAMPOS, JULIANO SILVA MELO, ALESSANDRA CRISTINA FERREIRA DE MORAES, LUANA BARBOSA DA SILVA, RODRIGO BARUM MANUARI, ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA, ANA CLÁUDIA PEREIRA TERÇAS TRETTEL