Dados do Trabalho


Título

Investigação parasitológica de queijo muçarela fatiado: Relevância para a saúde pública

Introdução

Parasitoses são problemas de saúde pública e sua transmissão geralmente ocorre por ingestão de água e/ou alimentos contaminados.

Objetivo (s)

Objetivou-se realizar uma investigação parasitológica em amostras de queijo muçarela fatiado, comercializados em supermercados de um município do norte de Minas Gerais.

Material e Métodos

Foram adquiridas amostras de 100g de queijo muçarela previamente fatiado, oriundas de três supermercados escolhidos aleatoriamente. As amostras foram acondicionadas em caixa térmica, nas suas respectivas embalagens, e encaminhadas até o Laboratório de Parasitologia Veterinária do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas, para a realização da análise parasitológica. Cada amostra foi dividida em duas partes de 50g, sendo submetidas às técnicas de sedimentação espontânea (HOFFMAN et al., 1934) por 30 minutos, seguida de sedimentação por centrifugação (BLAGG et al. (1955) modificado), sendo analisadas em triplicata. As lâminas foram observadas em microscopia óptica, em objetivas de 10x e 40x, com o intuito de identificar ovos, oocistos, cistos e larvas de parasitos.

Resultados e Conclusão

Foram avaliadas 18 lâminas, e os resultados revelaram a presença de cistos de Entamoeba histolytica em duas amostras, um protozoário relevante na saúde pública por causar colite e abcesso hepático; uma amostra com E. coli, que apesar de não ser patogênico, revela deficiência nas questões higiênicas, por se tratar de protozoário presente no intestino humano. Foi observado ainda, uma amostra com trofozoíto de Balantidium coli, protozoário ciliado encontrado no intestino grosso de suínos, capaz de infectar e causar doença no homem, que pode ser assintomática ou causar diarreia com muco e sangue. E por fim, duas amostras com ovo de ancilostomídeo, nematódeo responsável por quadros de ancilostomíase, prevalente no Brasil, podendo causar anemia e distúrbios circulatórios. Todas as amostras positivas foram oriundas de um único supermercado. Diante dos resultados, conclui-se que há estruturas parasitárias em amostras de queijo muçarela fatiado, capazes de infectar seres humanos que consomem esse alimento, sendo crucial a conscientização dos responsáveis pelo estabelecimento, acerca das boas práticas de higiene na manipulação dos alimentos, bem como do ambiente e maquinário utilizado, configurando-se uma questão de saúde pública.

Palavras-chave

Parasitos; Doenças parasitárias; Doenças transmitidas por alimentos.

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Clara Ramalho Queiroz, Thammy Vieira Oliveira, Raine Santos Ornelas, Sarah Oliveira Souza, Tatiane de Oliveira Moura, Douglas Marinho Silva, Vanessa Paulino da Cruz Vieira