Dados do Trabalho


Título

Avaliação quimioterápica do Nifurtimox 3D (fused deposition modeling) na infecção pelo Trypanosoma cruzi

Introdução

A infecção por Trypanosoma cruzi causa um processo inflamatório sistêmico e focal cuja intensidade resulta em alterações estruturais e funcionais a distintos órgãos. Apenas dois fármacos encontram-se disponíveis para o tratamento etiológico, o benznidazol (Bz) e o nifurtimox (Nfx). Em decorrência da elevada toxicidade do Nfx houve suspensão de seu uso rotineiro na terapia anti-T. cruzi no Brasil. A estrutura molecular do Nfx favorece sua limitada solubilidade e biodisponibilidade. Porém, uma nova formulação para o Nfx, utilizando a técnica de impressão 3D (fused deposition modeling) alterou sua estrutura cristalina tornando-o amorfo e disperso na matriz polimérica, característica capaz de melhorar a solubilidade do princípio ativo em fluidos corpóreos e menor toxicidade celular.

Objetivo (s)

Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar a eficácia terapêutica do Nfx 3D na infecção experimental por T. cruzi.

Material e Métodos

Camundongos da linhagem Swiss, fêmeas, foram infectados com 4x10 3 formas tripomastigotas da cepa Y do parasito e agrupadas (n=6) conforme o tratamento: (i) veículo (0,5% de carboximetilcelulose), diluente para Bz e Nfx 3D, (ii) 100mg/kg de Bz, (iii) 100mg/kg de Nfx, (iv) 50mg/kg de Nfx 3D e (v) 100mg/kg de Nfx 3D. Os tratamentos iniciaram-se no 3º dia de infecção, durante 28 dias, e a eutanásia foi realizada no 30º dia. Foi realizada a parasitemia diária e, após a eutanásia, quantificação da massa do coração, músculo esquelético e baço.

Resultados e Conclusão

Animais tratados com o veículo apresentaram um pico de parasitemia (PP) no 8º dia. Animais tratados com 100mg de Bz apresentaram um PP no 5º dia e não detecção de parasitos a partir do dia 6. Do mesmo modo, aqueles tratados com 100mg de NFx 3D tiveram um PP no 5º dia e não detecção de parasito a partir do dia 6. Animais recebendo 50mg de NFx 3D tiveram o PP no 4ºdia, com ausência de detecção de parasitos a partir do 6º dia. Não houve diferença entre as massas dos corações dos animais avaliados, porém observou-se aumento da massa do músculo esquelético de animais tratados com 100mg de Bz, em relação aos animais que receberam o veículo. Por fim, a massa esplênica aumentada com a presença do parasito reduziu frente ao tratamento com 100mg de Bz, mas foi menor ainda nos tratados com 100mg de Nfx 3D. Diante destes resultados preliminares, sugere-se que a nova formulação Nfx 3D FDM possui boa eficácia contra a cepa Y do T. cruzi em modelo experimental.

Palavras-chave

doença de Chagas, quimioterapia, eficácia terapêutica.

Agradecimentos

Fapemig, CNPq, CAPES, UNB, UFMG e UFOP.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Vitória Louise, Tatiana Prata Menezes, Sirlaine Pio, Ana Luiza Lima Nascimento, Daniel Malta Oliveira, Bianca Alves Almeida Machado, Giselle Bedogni, Idejan Padilha Gross, Cláudio Salomon, Marcílio Sérgio Soares Cunha Filho, André Talvani