Dados do Trabalho


Título

OFICINAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA SEMANA NACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES SOBRE TRIATOMÍNEOS DO ESTADO DO AMAPÁ

Introdução

A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento que visa a popularização do conhecimento científico em diferentes locais, como em escolas e bioparques. No ano de 2022, o tema foi o Bicentenário da Independência do Brasil. O Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá organizou atividades de educação em saúde sobre os vetores de importância médica incluindo os triatomíneos, que são transmissores do protozoário causador da doença de Chagas.

Objetivo (s)

Contribuir com a popularização do conhecimento sobre os triatomíneos utilizando oficinas educativas e exposição de insetos em diferentes ambientes, tais como escolas e bioparque do estado do Amapá.

Material e Métodos

Montar a exposição denominada “Gigante pela própria natureza: insetos vetores de doença no Amapá” no Bioparque da Amazônia localizado na capital do estado, cidade de Macapá, para o público em geral. Posteriormente, levar a exposição para alunos de três escolas: Colégio Irmã Maria José (Santana-AP), Escola Francisco de Oliveira Filho – Distrito do Anauerapucu (Santana-AP), Escola Família Agroextrativista do Carvão (Mazagão-AP).

Resultados e Conclusão

No total, aproximadamente 500 pessoas participaram das atividades da oficina sobre os triatomíneos durante a SNCT no estado do Amapá. A divulgação da exposição ocorreu tanto em rede televisiva quanto nas mídias sociais, mostrando a importância dos estudos dos insetos vetores no estado. Com a proposta de popularização da ciência, as pessoas aprenderam a técnica de captura do triatomíneo, o que fazer e o que não fazer quando encontrá-lo, a diferenciar o inseto hematófago dos demais. Ainda, para onde encaminhá-lo, em situações de encontro esporádico. As dúvidas sobre a doença de Chagas, como sintomas, formas de transmissão também foram abordadas. As atividades lúdicas utilizando balões, vídeos, perguntas e respostas, captura do inseto usando foto do mesmo no molde, como também as atividades de colorir o inseto vetor foram as que chamaram atenção dos alunos e da população. As placas educativas com o ciclo de vida do vetor em tamanho real e os card's ilustrativos dos triatomíneos disponibilizados pela FIOCRUZ, auxiliaram na explanação sobre a diversidade de vetores. Concluímos que as oficinas contribuíram com a popularização do conhecimento sobre os triatomíneos estado do Amapá e mais atividades devem ser oportunizadas à população.

Palavras-chave

Triatominae; controle de vetores; doença de Chagas; Amazônia.

Agradecimentos

FAPEAP - N◦ 250.203.000/2020 FAPEAP/Decit/SCTIE/MS/SES; CNPq.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Josiane Nogueira Muller, Tatiane Alves Barbosa , Rosangela Dias Cortes, Josiane Souza dos Santos, Richardson Ferreira Frazão, Alinne da Costa Pereira, Elane Miquele da Silva Barbosa, Aldenize Pena Torres, Roneide Oliveira Dutra de Oliveira, Ana Paula Sales de Andrade Corrêa, Allan Kardec Ribeiro Galardo