Dados do Trabalho


Título

Avaliação da eficácia de um larvicida combinado a base Lysinibacillus sphaericus e Bti, para o controle de Culex quinquefasciatus suscetíveis e resistentes à toxina Binária, em laboratório

Introdução

Larvicidas compostos por cristais inseticidas produzidos pelas bactérias Lysinibacillus sphaericus-Lsp (toxina Bin) e Bacillus thuringiensis israelensis-Bti (toxinas Cry11Aa, Cry4Aa, Cry4Ba, Cyt1Aa) são eficazes para o controle de mosquitos. Uma de suas vantagens é superar a resistência da toxina Bin do Lsp, já foi detectada em larvas de Culex quinquefasciatus.

Objetivo (s)

O objetivo foi avaliar a capacidade de um produto combinado de eliminar larvas de Cx. quinquefasciatus homozigotas para um alelo que confere resistência à toxina Bin, com herança recessiva.

Material e Métodos

Para tal, uma linhagem com 0,70 de indivíduos suscetíveis (SS) e 0,30 de genótipos resistentes (RR) foi estabelecida em laboratório. Larvas F1 foram tratadas com Lsp para aumentar a frequência do genótipo RR, larvas das gerações F2, F3 e F4 foram tratadas com o combinado Lsp-Bti e a mortalidade dos produtos e seu efeito nos genótipos foi avaliado.

Resultados e Conclusão

Nas larvas F1 (SS= 0,60, SR= 0,28, RR= 0,12) uma dose letal de Lsp (0,005 mg/L) provocou mortalidade acumulada de 86,2%, e a rápida seleção de adultos resistentes (RR= 0,73). As larvas das gerações F2 e F3 foram tratadas com doses do combinado letais para larvas SS (0.01 mg/L) e provocaram baixas mortalidades (27-47%), devido à alta frequência de larvas RR (F2= 0,39, F3= 0,46) nestas gerações e a alta frequência de adultos RR foi mantida (F2 e F3 RR= 0,60). A partir deste resultado, as larvas F4 (RR= 0,67) foram tratadas com uma dose letal estabelecida para larvas RR (0,1 mg/L) que provocou uma alta mortalidade (95%) nesta geração. Esta avaliação sob condições de laboratório mostrou os seguintes aspectos: rápida seleção da resistência quando há uma alta frequência inicial do alelo de resistência na população; manutenção de resistentes na população quando doses subletais do combinado são usadas; eficácia do produto combinado de eliminar os indivíduos resistentes quando doses letais adequadas foram usadas. Assim, o combinado é eficaz para o manejo da resistência à toxina Bin.

Palavras-chave

Controle de mosquitos, Resistência, Toxinas Cry.

Agradecimentos

FACEPE (IBPG-0204-2.13/21), CNPq (400747/2019-7)

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Hyago Luiz Rique, Heverly Suzany Gouveia de Menezes, Maria Helena Neves Lobo Silva-Filha