Dados do Trabalho


Título

Adesão, descontinuação e soroconversão à Profilaxia Pré-exposição de Risco à Infecção pelo HIV (PrEP) de uso diário: estudo de coorte nacional

Introdução

A Profilaxia Pré-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV (PrEP) é utilizada na prevenção do HIV pelo uso de antirretrovirais. No Sistema Único de Saúde, está disponível desde 2018 a PrEP com tenofovir+entricitabina para pessoas sob risco aumentado para o HIV. A não adesão e a descontinuação são críticas para a efetividade da PrEP. Não existem estudos de abrangência nacional que avaliem esses desfechos em pessoas iniciando a PrEP no Brasil.

Objetivo (s)

Estimar, no Brasil, a não adesão e a descontinuação à PrEP diária em pessoas iniciando a profilaxia em 2018 (primeiros 365 dias de uso); avaliar as características associadas à não adesão ou descontinuação da PrEP; calcular a proporção de pessoas que soroconverteram para HIV em 365 dias após uso da PrEP; e analisar a associação entre soroconversão para o HIV e não adesão/descontinuação.

Material e Métodos

Por dados nacionais de dispensação de PrEP, foram selecionadas pessoas de nacionalidade brasileira, com idade ≥ 14 anos e iniciando a profilaxia em 2018 (isto é, sem uso anterior de PrEP). A não adesão foi avaliada pela proporção de dias cobertos (PDC), sendo definida como PDC <60%. A descontinuação foi analisada pela ausência de posse da profilaxia ≥ 120 dias. Características associadas à não adesão/descontinuação foram avaliadas por regressão logística. Ademais, analisou-se a soroconversão do HIV (carga viral detectável ou dispensação de antirretrovirais para tratamento do HIV entre 60 a 365 dias após o início da PrEP); e sua associação com não adesão ou descontinuação por regressão logística.

Resultados e Conclusão

Em 2018, 5.100 pessoas iniciaram a PrEP; 34,4% (IC95% 33,1%; 35,7%) não aderiram e 34,3% (IC95% 33,0%; 35,6%) descontinuaram a PrEP em 365 dias. Pessoas ≤ 34 anos, mulheres, pessoas com baixa escolaridade e residentes da região Norte tiveram maior probabilidade de não aderir ou descontinuar a profilaxia. Trinta pessoas (0,6% IC95% 0,4%; 0,8%) apresentaram soroconversão para o HIV, sendo ela associada à não adesão (OR=6,2 IC95% 2,86; 16,02) e à descontinuação (OR=6,2 IC95% 2,87; 16,06).
A não adesão e a descontinuação são relativamente comuns em pessoas que iniciaram a PrEP. Ambas foram associadas à soroconversão para o HIV. Identificou-se populações com maior risco de não adesão/descontinuação que poderiam ser alvo de intervenções para reduzir novos casos de HIV no Brasil.

Palavras-chave

Profilaxia Pré-Exposição, Adesão ao Tratamento, Soroconversão para HIV, PrEP

Agradecimentos

Agradecemos ao Centre for Excellence in Medicines Intelligence - NHMRC/Austrália

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Kennedy Crepalde-Ribeiro, Maria das Graças Braga, Micheline Rosa Silveira, Alexandre Sampaio Moura, Pedro O.S. Vaz-de-Melo, Matheus Marchesotti Dutra Ferraz, Sallie-Anne Pearson, Juliana de Oliveira Costa