Dados do Trabalho


Título

Enfrentamento da COVID-19 em uma UBS: angústias, superações e aprendizagens

Introdução

A Atenção Primária à Saúde (APS) teve atuação fundamental no enfrentamento da pandemia da COVID-19, sendo importante conhecer como os processos de trabalho, a dinâmica dos serviços e os trabalhadores de saúde foram afetados.

Objetivo (s)

Identificar as repercussões da pandemia da COVID-19 sobre a organização dos serviços e os trabalhadores de saúde em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Material e Métodos

Foi realizada pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de projeto interinstitucional no município de Petrolina em Pernambuco, parceria entre a Universidade de Pernambuco (UPE), a VIII Gerência Regional de Saúde (GERES) do estado, e a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SESAU). Adotou-se como recorte de pesquisa análise de uma UBS do município, selecionada pela SESAU. A coleta de dados foi realizada por técnica de entrevista com grupo focal e preenchimento de um formulário online, semiestruturado, com perguntas sobre o funcionamento da UBS durante a pandemia, preenchido por todos os participantes. Houve treinamento prévio da equipe de pesquisa, visitas à UBS e agendamento pactuado para o desenvolvimento das atividades. A entrevista e as respostas do formulário foram analisadas por meio da técnica Análise de Conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo CEP/CISAM/UPE, parecer n.º 5.839.349, em 26/12/2022

Resultados e Conclusão

Nove trabalhadoras da UBS participaram da pesquisa: agentes comunitárias de saúde - ACS (3), agente de saúde bucal (1), dentista (1), enfermeira (1), farmacêutica (1), médica (1), recepcionista (1) e técnica de enfermagem (1), tendo a desistência de uma ACS, no momento do grupo focal. Foram relatadas sobrecarga de trabalho (n = 4; 50,0%), mudanças nos processos de trabalho (n = 6; 75,0%) e dificuldades para atender a demanda de casos suspeitos de Covid-19 (n = 3; 37,5%). Sentimento de perda de pessoas próximas (n = 2; 25,0%), o medo de adoecer e/ou morrer (n = 4; 50,0%), foram externalizados, além da empatia e o compromisso em atuar na linha de frente do cuidado (n = 5; 62,5%)

Apesar das mudanças nos processos de trabalho e estresse, os trabalhadores enfrentaram a pandemia na UBS. Algumas adaptações ocorridas nos processos de trabalho permanecem em uso como melhor higienização das mãos e uso de máscaras, diante de quadros sugestivos de doença respiratória.

Palavras-chave

Covid-19. Sistema Único de Saúde. Atenção Primária à Saúde. Processos de Trabalho

Agradecimentos

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, Edital PET-Saúde: Gestão e Assistência 2022/2023 (SGTES/MS

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

ROGÉRIO FABIANO GONÇALVES, ALDA MARIA JUSTO, EDINAYARA SUYLLA OLIVEIRA CAVALCANTE ROCHA, ROBERTA TEIXEIRA COELHO DE ANTRADE ARAÚJO, CAMILA ALVES DE BRITO, ELLEN CRISTINNI MACIEL CANUTO, MARIA FERNANDA DA SILVA TORRES, MARIA FERNANDA ARAÚJO CARNEIRO, MARIZA ROCHA SILVA