Dados do Trabalho
Título
Levantamento Malacológico em Área Endêmica para Esquistossomose em Alagoas
Introdução
O filo Mollusca é o segundo maior grupo de invertebrados existente. Alguns de seus representantes são de interesse médico, incluindo os do gênero Biomphalaria, considerados hospedeiros intermediários de trematódeos, como Schistosoma mansoni. No Brasil, ocorrem três importantes espécies responsáveis pela transmissão da esquistossomose: B. glabrata, B. tenagophila e B. straminea. Outras espécies introduzidas para controle populacional dos planorbídeos, também são frequentemente encontradas.
Objetivo (s)
Este estudo teve como objetivo realizar o levantamento da malacofauna do Rio Paraíba do Meio, o qual abrange diversos municípios pernambucanos e alagoanos, como Viçosa-AL, local de alta prevalência para a infecção por Schistosoma mansoni.
Material e Métodos
Para coleta dos moluscos, foram selecionados 6 pontos geográficos ao longo da margem do rio, em área rural, onde houvesse acesso facilitado para coleta e proximidade com a população humana. Com auxílio de concha metálica, foi realizada a raspagem do sedimento e da vegetação aquática. Os animais encontrados foram transportados e armazenados em laboratório para posterior identificação morfológica baseada na literatura atual, para análise de infecção e aspectos reprodutivos. Além disso, parâmetros bióticos e abióticos dos locais foram analisados.
Resultados e Conclusão
Totalizaram-se 134 animais, destes, 120 pertencentes ao gênero Biomphalaria sp., 4 bivalves da espécies Corbicula fluminea, 8 Melanoides tuberculata e 2 Pomacea canaliculata. A presença do gênero Biomphalaria caracteriza o rio como criadouro, e possível foco para transmissão da esquistossomose, embora a ocorrência de Melanoides tuberculatus e Pomacea sp. seja importante pois ambos competem com o hospedeiro intermediário de S. mansoni, no habitat. Além disso, M. tuberculata e C. fluminea possuem importância pois são relatadas como espécies exóticas e invasoras. Dessa maneira, pode-se concluir que há ocorrência de espécies de importância médica, por desempenhar papel de vetor no ciclo da esquistossomose.
Palavras-chave
Palavras-chave: Biomphalaria, malacofauna, malacologia médica, saúde única.
Agradecimentos
Á Fundação de Amparo a Pesquisa de Alagoas - FAPEAL, pelo apoio concedido a este estudo.
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Thuelly Juvencio Da Rocha, Bruna Mesquista De Moraes, Luana Marina de Castro Mendonça, Wagnner José Nascimento Porto