Dados do Trabalho


Título

Avaliação da atividade inibitória do veneno de Bothrops jararacussu contra o alvo molecular Tripanotiona redutase de Leishmania braziliensis.

Introdução

A Leishmaniose é uma doença tropical negligenciada causada por parasitos do gênero Leishmania. Essa patologia está presente em diferentes regiões do mundo. Cepas resistentes e o arsenal terapêutico limitado dificultam a contenção desta doença. Neste contexto, a Tripanotiona redutase se apresenta como um alvo molecular relevante para o desenvolvimento de novas drogas para a terapêutica da leishmaniose. Esta enzima está relacionada com a manutenção da homeostasia redox do parasita.

Objetivo (s)

Avaliar a atividade inibitória de toxinas isoladas do veneno da serpente Bothrops jararacussu sobre a Tripanotiona redutase de Leishmania braziliensis (TRLb) expressa em sistema heterólogo.

Material e Métodos

O veneno de Bothrops jararacussu foi obtido no Banco de Venenos do LabioProt UNIR-FIOCRUZ e fracionado por cromatografia de troca catiônica (CM Sepharose) concatenada à cromatografia de fase reversa em coluna C18, com a eluição monitorada em 280 nm. A dosagem de proteínas foi realizada de acordo com o método de Lowry modificado. A eletroforese em gel de poliacrilamida 12,5% foi feita em condições redutoras e não redutoras. Paralelamente, foi realizada a expressão do alvo molecular TRLb utilizando o vetor pET 28(a+) e E. coli BL21 (DE3). Para a purificação da proteína expressa, foi realizada uma cromatografia de afinidade em resina de níquel Ni-NTA Agarose. A atividade enzimática da TRLb recombinante e o ensaio de inibição da TRLb com a fosfolipase A2 BthTX-I foram realizadas utilizando o substrato T(S)2 acoplado a um sistema de Regeneração da T(SH)2 baseado no DTNB (reagente de Ellman).

Resultados e Conclusão

O método cromatográfico escolhido foi eficaz para o fracionamento do veneno de Bothrops jararacussu e obtenção da BthTX-I em etapa única, o que foi comprovado por RP-HPLC e SDS-PAGE sendo que nesta última foi possível visualizar uma banda única com massa molecular relativa de aproximadamente 15kDa, compatível com o descrito na literatura. Quanto às características da enzima recombinante, a Tripanotiona redutase foi expressa como uma proteína com massa molecular relativa de aproximadamente 54kDa, correspondente a uma unidade monomérica e purificada com as características catalíticas preservadas, comprovadas pelos ensaios enzimáticos capazes de reduzir a Tripanotiona. Por fim, os estudos de inibição mostraram que a BthTX-I foi capaz de inibir a atividade enzimática com um IC50 1,943 mM.

Palavras-chave

Leishmaniose; Tripanotiona redutase; Bothrops jararacussu; BthTX-I.

Agradecimentos

FAPERO, IFRO, Centro Universitário São Lucas, UNIR, Fiocruz - RO.

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Maria Elisabeth Moreira de Lima Gusmão, Juliana Aparecida Vieira Amorim, Anderson Maciel Lima, Erika Crhistina Santos Araújo, Aleff Ferreira Francisco, Marcos Antônio Cabral Martins, João Victor Oliveira Ribeiro, Mateus Farias Souza, Anderson Makoto Kayano, Andreimar Martins Soares, Jamile Mariano Macedo