Dados do Trabalho


Título

LOBOMICOSE UNGUEAL: RELATO DE CASO

Objetivos(s)

Este trabalho tem como objetivo relatar um caso de doença de Jorge Lobo em um paciente proveniente da cidade de Candeias do Jamari, no estado de Rondônia.

Relato do Caso

A Lobomicose é uma infecção fúngica de curso crônico que acomete a derme e tecido celular profundo, causada pela inoculação traumática do fungo. Os aspectos clínicos das lesões é polimórfico, caracterizando-se principalmente pela formação de lesões nodulares isoladas e coalescentes com aspecto queloidiano e verrucosas. Normalmente, as lesões localizam-se em pavilhões auriculares, face, membros superiores e inferiores. Os trabalhadores rurais e seringueiros do sexo masculino residentes na região amazônica são mais acometidos, devido o contato com solo e vegetais, que os tornam mais susceptíveis a acidentes. O paciente do gênero masculino, 62 anos, tendo sua atividade profissional como seringueiro aposentado (soldado da borracha) relatou que se infectou em março de 1990, quando estava trabalhando em um seringal no interior do estado do Amazonas. Após 10 anos de evolução da doença, o mesmo procurou atendimento no hospital CEMETRON (Centro de Medicina Tropical de Rondônia), e foi encaminhado para o laboratório de Micologia Médica do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical em Porto Velho, Rondônia para ser realizado o diagnostico laboratorial. Apresentando lesões no pé e nas unhas sendo estas coletadas com auxílio de um bisturi e os fragmentos de tecido foram acondicionados entre lâmina e lamínula com solução de hidróxido de potássio (KOH 40%) como clarificador da amostra clinica e observado ao microscópico óptico. O diagnóstico revelou a presença de numerosas células leveduriformes com parede espessa, duplo contorno, birrefringente, isoladas e agrupadas em cadeia. Devido ao seu agente etiológico não ser cultivado até o momento, o diagnóstico foi feito através de exame clínico e confirmado pelo exame direto.

Conclusão

Apesar de não haver um tratamento eficaz nos casos crônicos de Lobomicose é imprescindível o diagnóstico laboratorial para realização do controle da doença.

Agradecimentos

FIOCRUZ, CEPEM, São Lucas/Afya, LABIOMICRO, LABIOMICRO - Micologia Médica

Área

Eixo 12 | Infecções causadas por fungos

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Giovanna Barbosa Botelho, Najla Matos Benevides, Elton Bill Amaral de Souza