Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE CASOS DE DENGUE NO ESTADO DE ALAGOAS NO PRIMEIRO ANO PANDÊMICO
Introdução
As arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti representam um problema de saúde pública de caráter endêmico. A dengue é uma infecção viral, manifesta-se por: náuseas, vómitos, cefaleias, febre, mialgias, equimoses na pele, sangramento gengival e ou acentuada dor abdominal. Influente em áreas tropicais é uma das epidemias mais comuns no Brasil. Em Wuhan, na China, descobriu-se um novo agente do coronavírus, denominado de severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2). A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma pandemia em março de 2020.
Objetivo (s)
Realizar um levantamento dos casos de dengue no estado de Alagoas no ano de 2020.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo e quantitativo. Todos os dados foram retirados da base de dados secundária do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, na plataforma DATASUS. O estudo consiste em análise quantitativa dos casos de dengue no estado de Alagoas, no ano de 2020 — primeiro ano da pandemia por coronavirus disease 2019 (COVID-19).
Resultados e Conclusão
No ano analisado foram notificados 2.450 casos por dengue no estado de Alagoas. Ao equiparar esse dado com o ano de 2019, notou-se uma redução de 21.043 (88,4%) dos casos. Conclusão: Ao considerar os potenciais efeitos do vírus da COVID-19 em pacientes com dengue, é possível observar que diante das incertezas em torno da pandemia em 2020, fatores como: desafios operacionais com busca ativa, diagnóstico e acompanhamento de novos casos estão presentes. Diante disso, é fundamental que o sistema de saúde esteja preparado para lidar e combater a coexistência das duas doenças, a fim de evitar o aumento da disseminação tanto da COVID-19 quanto da dengue, tornando imprescindível o desenvolvimento de políticas públicas de saúde voltadas na prevenção da dengue.
Palavras-chave
Perfil Epidemiológico. Dengue. Saúde pública.
Área
Eixo 08 | Arboviroses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
João Lúcio Macário Lira, Valdir Vieira da Silva, Debora Silva Amorim, Arthur Castro Guimarães, Hermann Fernandes Motta Câmara, Pedro Henrique Laurindo Tenório Silveira dos Anjos, João Vitor Barbosa Ferro , Arthur Peixoto Queiroga, Jaqueline Maria Silva dos Santos, Azenhour Pedroza do Nascimento, Thiago José Matos Rocha