Dados do Trabalho


Título

Criptococose em Rondônia e o impacto da pandemia de COVID-19

Introdução

A Criptococose é uma infecção fúngica sistêmica que geralmente se dá a partir da inalação dos esporos de leveduras encapsuladas de Cryptococcus spp. da natureza. As duas espécies descritas, C. neoformans e C. gattii, ocasionam infecção pulmonar ou disseminada, acometendo em especial indivíduos imunocomprometidos, portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV). Contudo, estudos demonstram que leveduras de C. gattii também infectam imunocompetentes. Estima-se que cerca de um milhão de indivíduos por ano desenvolvam quadros de meningite causados pelo fungo, com taxa de mortalidade em torno de 65% até três meses após a infecção. Assim, devido às altas taxas de morbimortalidade, descrever o perfil microbiológico de leveduras do gênero Cryptococcus spp. torna-se fundamental no contexto do manejo das infecções. E por atingir uma população menos favorecida, acredita-se que a pandemia de COVID-19 pode ter afetado o acesso a diagnóstico e tratamento oportunos.

Objetivo (s)

Caracterizar espécies de Cryptococcus spp. provenientes de amostras biológicas de pacientes da região de Porto Velho/RO.

Material e Métodos

Foram incluídos pacientes internados CEMETRON entre 2020 e 2023. As amostras biológicas foram processadas através do exame direto com tinta nanquim, seguido do cultivo em Ágar Saboraud Dextrose para isolamento do fungo. As leveduras isoladas foram caracterizadas através de cultivo em meio CGB (Canavanina - Glicina - Azul de Bromotimol).

Resultados e Conclusão

Durante o período de estudo, 20 pacientes tiveram diagnóstico positivo para criptococose, dos quais 6 foram isolados em cultura. A maioria (80%) foi do sexo masculino, a idade média de 35,4 anos, e 85% eram portadores do HIV. Amostras de líquor foram a maioria (95%) dos casos e apenas 5% foram provenientes de pele. A identificação de espécie foi realizada para 30% dos isolados, todos da espécie C. neoformans. Na análise preliminar realizada, 35% dos casos evoluíram para óbito.
O presente estudo demonstrou C. neoformans como a única espécie isolada, acometendo com gravidade e alta letalidade pacientes imunocomprometidos do sexo masculino, em faixa etária produtiva. Dificuldades relacionadas a acesso a diagnóstico e tratamento oportunos podem ser mais um impacto da pandemia nesta população, levando a tão alta letalidade. Esses dados permitem um melhor entendimento do perfil das infecções ocasionadas por leveduras do gênero Cryptococcus spp. na região no momento atual.

Palavras-chave

Criptococose; Cryptococcus neoformans; Epidemiologia; COVID-19

Área

Eixo 12 | Infecções causadas por fungos

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Beatriz Azevedo Ribera, Rodrigo René Bucar Durlacher, Giovanna Botelho Barbosa da Cunha, Leonardo Moret Pereira da Silva, Pérola Fernandes Ribeiro de Carvalho, Maria Eunice Magalhães dos Santos, Renata Santos Rodrigues, Elton Bill Amaral de Souza, Sonia Maria Dias de Lima, Maria Arlete da Gama Baldez, Rui Rafael Durlacher