Dados do Trabalho


Título

EPIDEMIOLOGIA BASEADA EM ESGOTO: ANÁLISE E VALIDAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PRÉ-ANALÍTICAS VISANDO O MONITORAMENTO GENÔMICO DE DIFERENTES PATÓGENOS DE IMPORTÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM FORTALEZA, CEARÁ

Introdução

A epidemiologia baseada no esgoto tem sido uma importante ferramenta de vigilância em saúde coletiva de patógenos emergentes, por potencialmente permitir a avaliação de perfis epidemiológicos de grupos populacionais, a partir de uma única amostra de esgoto coletada. Os dados gerados podem levar a visualização de cenários realísticos e menos enviesado por subnotificações ou subtestagem laboratorial quando comparados à vigilância baseada na investigação de casos isolados. Podem ainda proporcionar uma avaliação mais imparcial e a predição de surtos locais e picos epidêmicos.

Objetivo (s)

Por se tratar de amostras complexas e com populações heterogêneas de microrganismos, o estudo visa aprimorar estratégias pré-analíticas, incluindo validação kits comerciais para processamento de amostras coletadas semanalmente de ETEs de Fortaleza, viabilizando a obtenção de material genético de alta pureza e concentração de patógenos, viáveis para vigilância genômica.

Material e Métodos

As amostras serão avaliadas quanto a necessidade de tratamento prévio, com uso de MgCl2 (2,5 M) e ácido acético (1 M), até pH entre 3 e 3,5, seguido de concentração viral por meio de filtração em membrana de éster de celulose (0,45 μM), estéril. Em seguida, serão comparativamente avaliados métodos com coluna de silica: i) kit dual (Qiagen), ii) PRT DNA&RNA (Zybio), iii) NucleoSpin Soil (Bioanalysis); e in-house iv) fenol-cloroformio-isoamil. A seleção metodológica ocorreu por estudos referendados e análises técnicas de diferentes grupos de pesquisa atuantes na área. A fragmentação da membrana se dará por homogenização de alta capacidade (FastPrep 5G MPBio) e a detecção e quantificação baseada em alvos virais circulantes, prováveis de serem detectados por PCR em tempo real (QuantStudio 7 PRO, Thermo Fisher Scientific). Painéis específicos serão customizados para os seguintes grupos: Sars-CoV-2, Poliovírus, Influenza, VSR, Arbovírus, Adenovírus e Monkeypox.

Resultados e Conclusão

As etapas analíticas para definição dos kits de extração e detecção dos patógenos, que estão em andamento, indicam clara necessidade de aprimoramentos técnicos. A partir da padronização do melhor fluxo pré-analítico, será possível determinar-se a estratégica analítica mais robusta que contribuirá para construção do Programa Nacional de Vigilância Baseada no Esgoto e na definição de ensaios mais competentes para detecção e sequenciamento de patógenos de maior importância em Saúde Pública.

Palavras-chave

Vigilância de esgotos; PCR em Tempo Real; Patógenos Emergentes, NGS

Agradecimentos

Fiocruz, CNPq, Funcap

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Ticiane Cavalcante Souza, Maria Luiza Rocha da Rosa Borges, Lavouisier Frankilin Brito Nogueira, Antônio Ricardo Mendes Barros, Thaís de Oliveira Costa, Francisca Andrea da Silva Oliveira, Alice Paula Di Sabatino Guilmarães, Vânia Maria Maciel Melo, André Bezerra dos Santos, Fabio Miyajima