Dados do Trabalho


Título

INFLUENZA EM MATO GROSSO: UMA ABORDAGEM DE VIGILÂNCIA GENÔMICA

Introdução

A influenza é uma doença aguda do sistema respiratório causada pelo vírus Myxovirus influenzae - família Orthomyxoviridae - e tendo alta capacidade de transmissão e distribuição global, sendo dividida em três subtipos: M.influenza A, B e C. O que define os subtipos do vírus é a combinação das glicoproteínas de superfície do vírus a hemaglutinina (HA), e a neuraminidase (NA). A influenza é uma doença sazonal, com habilidade de causar epidemias anuais recorrentes, isto é possível devido à sua alta variabilidade e capacidade de adaptação do vírus que induz altas taxas de mutação durante a fase de replicação. Afim de explorar o senário epidemiológico do estado de Mato grosso, e rastrear as mutações do vírus influenza foi realizado vigilância genômica utilizando técnicas de NSG por formação de “pontes”, obtendo resultados rápidos que permite a definição de estratégias de intervenção individuais e coletivas junto a população

Objetivo (s)

Sequenciar amostras diagnosticadas positivas para influenza A pela técnica de RT-qPCR oriundas do LACEN-MT em parceria com instituto Butantã.

Material e Métodos

As amostras obtidas foram submetidas a extração do RNA e amplificação do material genético pela técnica de RT-qPCR, aquelas diagnosticadas positivas para influenza foram encaminhadas para serem sequenciadas. Nas analises de bioinformática Foram utilizados dois tipos de metodologias de montagem para o pipeline de influenza, a metodologia de Novo com o software spades e depois com uma montagem por referência utilizando a ferramenta BWA men.

Resultados e Conclusão

Um total de 84 amostras foram sequenciadas e posteriormente analisadas utilizados dois tipos de metodologias de montagem para o pipeline de influenza, a metodologia de Novo com o software spades e depois com uma montagem por referência utilizando a ferramenta BWA men. Obteve-se 78 amostras com cobertura > 85% e com profundidade maior que 10 bases. O genótipo da Influenza tipo A foi identificado 100% de H3N2 nas amostras. O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pelos surtos de gripe comum e pelos resfriados. Diante do potencial risco de ameaça de um vírus causar uma doença de grande magnitude, a vigilância desta doença precisa ser monitorada constantemente e seu perfil descrito para que as mudanças de padrões sejam utilizadas para uma tomada de decisão oportuna e eficaz.

Palavras-chave

Influenza, vigilância, vírus

Agradecimentos

LACEN-MT; INSTITUTO BUTANTAN

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

STEPHANNI FIGUEIREDO SILVA, ELAINE CRISTINA OLIVEIRA, KLAUCIA RODRIGUES VASCONCELOS, MARIA CLARA PEREIRA LEITE, CLAUDIO SOUZA CAMPOS, JULIANO SENA MELO, ALESSANDRA CRISTINA FERREIRA DE MORAES, LUANA BARBOSA DA SILVA, RODRIGO BURUM MANUARI, ANA CLAUDIA PEREIRA TERÇAS TRETTEL