Dados do Trabalho
Título
EVOLUÇÃO DA DOENÇA PULMONAR RELACIONADA AO HTLV-1: UM ESTUDO DE COORTE
Introdução
O vírus HTLV-1 está relacionado à inflamação pulmonar crônica, principalmente em pacientes com Paraparesia Espástica Tropical/Mielopatia Associada ao HTLV-1 (PET-MAH).
Objetivo (s)
Comparar os achados da tomografia computadorizada (TC) de tórax e da espirometria em uma coorte de pacientes infectados pelo HTLV-1 em um período de seguimento de 6 anos.
Material e Métodos
A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos do IEC (Parecer nº 292.251), respeitando a Declaração de Helsinki e demais preceitos éticos. Consistiu em um estudo de tipo coorte prospectivo, do qual participaram 28 voluntários cujos achados de avaliação clínica respiratória, Tomografia de Tórax e Espirometria de dois momentos com intervalo de 6 anos (2014–2019) foram comparados. Os dados foram analisados utilizando o software estatístico Graphpad Prism versão 5.0 (Graphpad Prism Inc., San Diego, USA). Os dados paramétricos foram analisados utilizando o teste T de student e ANOVA. Os dados não-paramétricos foram avaliados com o teste Wilcoxon. Um nível de 5% foi considerado para rejeitar a hipótese nula.
Resultados e Conclusão
A TC de tórax revelou o desenvolvimento e evolução das lesões pulmonares relacionadas à PET-MAH em (9/28) pacientes e a intensificação de lesões pré-existentes em (10/28) pacientes. Apenas (6/28) não tiveram alterações nos achados de TC de Tórax. Os pacientes apresentaram sete tipos de lesões pulmonares: Nódulos centrilobulares, bandas parenquimatosas, cistos pulmonares, bronquiectasias, opacidade em vidro fosco, atenuação em mosaico e espessamento pleural. A avaliação de Função Pulmonar através de Espirometria demonstrou que após 6 anos (3/28) pacientes apresentavam exames sugestivos de Distúrbio Pulmonar Restritivo e (3/28) apresentavam Distúrbio Pulmonar Obstrutivo. Além disso, (6/28), apresentaram redução isolada de fluxos em grau leve. Os achados do presente estudo indicam que a doença pulmonar relacionada ao HTLV-1 é progressiva, com desenvolvimento de novas lesões pulmonares, principalmente em indivíduos com PET-MAH. Os exames de espirometria mostraram manutenção da função respiratória, com alterações nos parâmetros sugestivos de distúrbios obstrutivos e restritivos em alguns indivíduos que apresentavam lesões pulmonares e PET-MAH. Para um melhor manejo clínico, recomenda-se que indivíduos diagnosticados com PET-MAH sejam submetidos a avaliação pulmonar, como parte de sua rotina de exames.
Palavras-chave
Tomografia Computadorizada; Espirometria; Lesões Pulmonares; HTLV-1; Estudo de Coorte.
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
APIO RICARDO NAZARETH DIAS, ALNA CAROLINA MENDES PARANHOS, WALDONIO DE BRITO VIEIRA, VALÉRIA MARQUES FERREIRA NORMANDO, KAREN MARGARETE VIEIRA DA SILVA FRANCO, ANNA BEATRIZ FERREIRA PEREIRA, GUILHERME BENICIO VASCONCELOS DIAS, SUELLEN DA SILVA MENDONÇA, ALINE SEMBLANO CARREIRA FALCÃO, LUIZ FABIO MAGNO FALCÃO, JUAREZ ANTÔNIO SIMÕES QUARESMA