Dados do Trabalho


Título

ANÁLISES DO USO DE PEPTÍDEOS ESPECÍFICOS DO VÍRUS ZIKA PARA DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL ENTRE FLAVIVÍRUS

Introdução

O vírus Zika (ZIKV) é um Flavivírus emergente que tem sido associado a distúrbios neurológicos como a Síndrome de Zika Congênita e a síndrome de Guillain Barré. Diante disso, tem sido intensa a busca pelo desenvolvimento de técnicas de diagnóstico específicas e de estratégias vacinais. A proteína de superfície (envelope - E) do vírus é a mais antigênica e considerada o melhor candidato para imunização. Entretanto, esta proteína (e seus epítopos) encontram-se em regiões de alto dinamismo estrutural, podendo estar a maior parte do tempo em uma conformação protegida e inviabilizando a ativação de resposta imune protetora.

Objetivo (s)

Neste trabalho, nosso objetivo foi realizar a avaliação da imunorreatividade de proteínas quiméricas sintéticas carreando peptídeos específicos de ZIKV através de ensaios de através de Enzyme-Linked Immunoabsorbent Assay (ELISA).

Material e Métodos

Realizamos a análise de 35.118 sequências de flavivírus disponíveis nos bancos de dados GenBank e Virus Pathogen e identificamos sequências peptídicas na proteína E específicas de ZIKV(EnvI e EnvII). Visando estabilizar a apresentação/conformação destes peptídeos, a fim de induzir resposta imune específica, foram utilizadas metodologias computacionais de engenharia de proteínas para transplantar esses peptídeos em proteínas carreadoras, estratégia permite, assim, que os peptídeos sejam exibidos em sua conformação nativa. A avalição da imunorreatividade foi realizada através de ELISA com amostras de soros positivas e negativas para ZIKV e DENV.

Resultados e Conclusão

Os resultados obtidos mostraram que estas proteínas quiméricas são reconhecidas por anticorpos IgG inespecíficos e de reação cruzada presentes nos soros dos dois grupos testados. Desta forma, pode-se concluir que, embora estas sequências sejam únicas para o ZIKV, não são consideradas epítopos por não induzirem resposta imunológica marcante e específica para ZIKV. Muito embora estas sequências não sejam adequadas para a realização de diagnóstico diferencial ou para o desenvolvimento de vacinas, análises filogenéticas serão realizadas a fim de compreender a necessidade evolutiva de manutenção destas sequências apenas no ZIKV.

Palavras-chave

Engenharia de proteínas, peptídeos específicos de ZIKV, sorologia.

Agradecimentos

CNPq

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Heloisa Eduarda Santos Silva, Danilo F Coêlho, Bruno Henrique Leite, Isabelle Freire Tabosa Viana, Roberto Dias Lins