Dados do Trabalho


Título

IMPLANTAÇÃO DE NÚCLEO RESPOSTA RÁPIDA LABORATORIAL

Introdução

O Laboratório Central de Mato Grosso- LACEN-MT é referência estadual em análises laboratoriais de média e alta complexidade, e um dos principais interventores em emergências de saúde pública além de, realizar interfaces com o ensino e a pesquisa científica. Sendo assim, é de extrema importância ter implantado em seu processo de trabalho, fluxos e ações que viabilizem a atuação do laboratório em diversas situações, refletindo positivamente na efetividade da vigilância laboratorial.

Objetivo (s)

Descrever as estratégias exitosas com implantação do Núcleo de Resposta Rápida laboratorial.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, construído a partir das perspectivas da gestão do LACEN-MT, durante o processo de reorganização estrutural do respectivo laboratório para implementação do sistema de qualidade de acordo com as normas internacionais. Esta ação teve inicio no ano de 2021.

Resultados e Conclusão

Dentre as ações foi realizado um processo que permite aos laboratório desenvolver e documentar a sua capacidade de detectar, identificar e comunicar prontamente todas as doenças de importância para a saúde pública que possam estar presentes em amostras clínicas, coordenando a rede estadual de laboratórios. Como primeiros relatos é possível citar a atuação na Resposta Rápida laboratorial na Investigação do Óbito em Recém Nascido com suspeita de Meningococcemia em um município do estado. Outra experiência foi a atuação na Investigação de óbitos de cães em aldeias situadas na área de abrangência do Distrito Sanitário de Saúde Indígena – DSEI Xingu juntamente com a equipe do Ministério da Saúde - EPISUS, Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Estado e a Universidade Federal de Mato Grosso viabilizando para que as análises necessárias fossem feitas em tempo oportuno, e que a equipe interventora pudesse compreender o cenário epidemiológico da investigação e assim, conseguissem nortear as tomadas de decisões cabíveis para elucidação do caso. Observa-se que a partir dos resultados obtidos, o núcleo aos poucos, tem se fortalecido nas ações de vigilância laboratorial juntamente com a gestão do sistema de qualidade e ao finalizar o processo de acreditação este terá papel fundamental na rotina do laboratório e junto com os serviços na identificação precoce e oportuna das ocorrências, situações críticas e limítrofes de urgência e emergência em saúde pública.

Palavras-chave

Inovação; Pesquisa; Tecnologia; Saúde.

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA, STEPHANNI FIGUEIREDO DA SILVA, KLAUCIA RODRIGUES VASCONCELOS, MARIA CLARA PEREIRA LEITE, CLAUDIO SOUZA CAMPOS, ANA CLAUDIA PEREIRA TERÇAS TRETTEL, ALESSANDRA CRISTINA FERREIRO DE MORAES, LUANA BARBOSA DA SILVA, RODRIGO BURUM MANUARI, JULIANO SILVA MELO