Dados do Trabalho


Título

O IMPACTO DA PANDEMIA SOBRE A INCIDÊNCIA DA TUBERCULOSE EM DOIS MUNICÍPIOS DE REGIÃO DE DIVISA DE ESTADOS BRASILEIROS

Introdução

A variação da incidência da tuberculose (TB) ao longo dos anos, em especial no período pandêmico, representa um significativo desafio para o seu manejo e controle. Regiões de divisa, em que há um constante fluxo de pessoas que por muitas vezes residem em um estado e trabalham/estudam em outro, merecem destaque.

Objetivo (s)

Analisar o impacto da pandemia (2019 a 2021) sobre o coeficiente de incidência da TB em dois municípios da região de divisa dos estados de São Paulo (SP) e Mato Grosso do Sul (MS).

Material e Métodos

Trata-se de estudo ecológico, retrospectivo e observacional, realizado nos municípios de Araçatuba (SP) e Três Lagoas (MS), com população de 181.579 e 111.652 respectivamente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do ano 2010. Foram utilizados dados secundários extraídos das Secretarias Estaduais de Saúde, do Ministério da Saúde, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, além de dados epidemiológicos emitidos pelos municípios. A coleta foi realizada em agosto de 2022 e posteriormente analisada com auxílio do Programa R versão 3.4.3.

Resultados e Conclusão

Com relação aos casos novos pulmonares de TB no período pré-pandêmico (2016-2018), foram notificados 85 casos no município de Araçatuba e 125 em Três Lagoas. Três Lagoas apresentou percentual maior que o município de Araçatuba para esses anos avaliados. O coeficiente médio de incidência (CMI), no período, foi de 14,6 para Araçatuba e 35,4 para Três Lagoas por 100 mil habitantes. Já no período pandêmico (2019-2021) foram encontrados 121 novos casos em Araçatuba e 144 para Três Lagoas, o que representa um CMI de 20,4 e 39,2 respectivamente. Embora a literatura indique que o período pandêmico possa ter influenciado na notificação da TB, o presente estudo demonstra que a incidência da doença aumentou nos municípios analisados. Dessa forma, ressalta-se a preocupação em relação ao impacto da pandemia da Covid-19 em regiões de divisa, uma vez que doenças transmissíveis de caráter crônico, como a TB, ainda representam um problema grave de saúde pública e requer atenção prolongada e continuada pelos serviços de saúde, o que pode representar um desafio para regiões de divisa, dadas as suas especificidades.

Palavras-chave

Tuberculose; Incidência; Região de divisa.

Agradecimentos

EERP-USP

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Quézia Rosa Ferreira, José Nildo Barros Silva Júnior, Yury Bitencourt Costa, Isabela Zaccaro Rigolin, Haline Fernanda Canelada, Leonora Oliveira Teixeira, Gilberto Cruz Leal, Jaqueline Garcia Almeida Ballestero, Pedro Fredemir Palha