Dados do Trabalho


Título

EXPRESSO CHAGAS XXI: IMPLEMENTAÇÃO DESSA TECNOLOGIA SOCIAL EM UM MUNICÍPIO ENDÊMICO NO ESTADO DE GOIÁS - BRASIL

Introdução

“Expresso Chagas XXI” (EC21) é uma exposição com abordagem CienciArte para falar sobre a doença de Chagas (DC) em cidades onde há pessoas vivendo com a doença ou onde há risco de infecção pelo parasita Trypanosoma cruzi, tendo o “barbeiro” como o vetor principal. EC21 é uma tecnologia social desenvolvida por profissionais de saúde, pacientes e pessoas afetadas e portadores da DC e cientistas. Posse, um município do Nordeste de Goiás (GO) - Brasil, possui uma população de proximamente 37.100 habitantes, sendo uma região endêmica para DC. Após dois cursos de formação online para agentes populares de saúde, a cidade de Posse realizou e implantou o EC21, durante 3 dias em novembro de 2022. Uma parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz), Secretaria Municipal de Saúde de Posse, Secretaria Estadual de Saúde, envolvendo profissionais de saúde, pesquisadores, colaboradores e voluntários.

Objetivo (s)

Assim, o objetivo deste trabalho foi implementar a tecnologia social EC21 na cidade de Posse e ampliar o conhecimento local sobre o tratamento e diagnóstico da DC.

Material e Métodos

Utilizamos a abordagem quali-quantitativa e apresentamos sete estações de atividades e oficinas de CienciArte em um espaço de educação não formal n o ginásio esportivo da rede pública de escolas “Leonidas Augusto Figueredo”.

Resultados e Conclusão

Participaram do EC21 935 pessoas; 238 eram estudantes de escolas primárias, secundárias e campis universitários locais. A equipe local envolveu 16 profissionais de saúde e 15 agentes de vigilância epidemiológica, 09 profissionais da assistência social e outros trabalhadores do município de Posse, além dos 15 cientistas/estudantes do IOC-Fiocruz-RJ. Após a realização do teste rápido em 563 participantes, obtivemos 259 testes positivos que (46%). A sorologia confirmatória no laboratório de referência da capital do estado, diagnosticou 168 casos positivos da DC. Dessa forma, notificamos 160 novos casos da doença de Chagas crônica no estado. A implantação do EC21 destacou a relevância da atenção e cuidado às pessoas portadora da DC e a articulação intersetorial em pesquisa, ensino e extensão, ampliando o conhecimento local sobre diagnóstico e tratamento da DC.

Palavras-chave

Doença de Chagas, busca ativa, educação

Agradecimentos

IOC-FIOCRUZ, FAPERJ, CNPq, CAPES

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

ROBERTO RODRIGUES FERREIRA, Elizabete Manieri Carazzai, Ana Souza, Rita Maria Rocha, Liliane Siriano, TANIA ARAUJO JORGE