Dados do Trabalho


Título

Substratos de oviposição para ovos de Aedes spp. em armadilha experimental: comparação em condições de campo em Porto Velho, Rondônia

Introdução

A distribuição de Aedes aegypti está atrelada à disponibilidade de habitats larvais, como consequência da seleção de criadouros com condições ideais pelas fêmeas do mosquito. A escolha do substrato para oviposição é afetada por um conjunto de características químicas, físicas e biológicas, sendo notória a preferência dessa espécie por criadouros artificiais. Armadilhas de oviposição caseiras têm sido propostas, mas faltam evidências quanto à sua eficiência. Nesse sentido, destaca-se o potencial da aetrampa (Plataforma AeTrapp) como uma ferramenta de aquisição de ovos de Aedes spp. para geração de indicadores entomológicos.

Objetivo (s)

O presente estudo objetivou a comparação de substratos de oviposição em armadilhas aetrampas, usando materiais padrão e alternativos, de baixo custo e acessíveis à população.

Material e Métodos

O estudo foi realizado no Cemitério Municipal de Porto Velho, RO. Foram instaladas 106 aetrampas, com diferentes substratos para deposição de ovos de Aedes spp. Foram considerados substratos controle o papel aquarelável (aetrampa) e o Eucatex (usado em ovitrampas). EVA branco, papel sulfite, plástico branco rugoso e cartolina escolar branca foram empregados como substratos alternativos. Após sete dias, as armadilhas foram levadas ao laboratório, onde as palhetas foram secas. Os ovos das palhetas foram contados e os tratamentos comparados.

Resultados e Conclusão

Foram obtidos 2.660 ovos de Aedes spp. nas armadilhas experimentais “aetrampa”. A palheta Eucatex foi o substrato com melhor desempenho, com cerca de 64% dos ovos. As palhetas plástica, de EVA e de papel aquarelável apresentaram os menores valores de densidade de ovos. Foram observadas diferenças significativas apenas entre palhetas Eucatex e os demais substratos, que foram similares na quantidade de ovos. O índice de positividade foi de 100% para Eucatex e EVA, 95% para os papéis aquarelável e sulfite, 90% para cartolina e 66,6% para a palheta de plástico.
Constatou-se em condições de campo que palhetas elaboradas com papel sulfite, EVA, cartolina podem substituir palhetas de papel aquarelável, no entanto, a palheta Eucatex confirma-se como o melhor substrato na aquisição de ovos de Aedes spp.

Palavras-chave

Aedes aegypti, IDO, IPO, Plataforma AeTrapp

Agradecimentos

Apoio: CAPES (CF-001), CNPq (163268/2021-5), MCTI/CNPq/CAPES/FAPERO-INCT-EpiAmO (465657/2014-1), Fiocruz RO PROEP (VPGDI-008-FIO-21-2-21), WWF-Brasil, Google.org e Fundação OAK.
Agradecimentos: F Bezerra, MF Simplício, F Mendes, RP Carvalho Filho, M Oliveira

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Hecylana Oliveira Melo, Anne Caroline Alves Meireles, Lucas Rosendo Silva, Luiz Henrique Maciel Feitoza, Flávia Geovana Fontineles Rios, Mirilene Mendes Martins, Alexandre Almeida Silva, Caio Scheidegger Farias, Ricardo Godoi Mattos Ferreira, Odair Scatolini Jr, Genimar Rebouças Julião