Dados do Trabalho
Título
AROMATERAPIA E CIENCIARTE: OFICINA SOBRE BEM-ESTAR E EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA AFETADOS PELA DOENÇA DE CHAGAS
Introdução
No Brasil, o governo tem adotado diversas medidas com o intuito de valorizar os saberes tradicionais e a utilização de produtos naturais na área da atenção primária, especialmente no âmbito das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS). As PICS contam com o apoio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que visa integrar os cuidados médicos ao uso complementar e concomitante de terapias integrativas. O crescente uso dessas terapias é impulsionado por fatores como seu baixo custo, acessibilidade e mapeamento de evidências, alinhados à abordagem assistencial centrada no indivíduo, adotando uma visão holística na prestação de cuidados. Nesse sentido, as plantas medicinais e as plantas aromáticas, que tradicionalmente são reconhecidas por suas propriedades terapêuticas, representam uma fonte significativa de utilização no âmbito das PICS e da atenção primária. Dentre as práticas integrativas que usam compostos vegetais, destaca-se a aromaterapia, um campo de conhecimento que adota o uso de óleos essenciais de plantas aromáticas, majoritariamente constituído por terpenos e fenilpropanoides, visando o tratamento complementar e a promoção de saúde e bem-estar dos pacientes.
Objetivo (s)
Tendo como foco a aromaterapia, o objetivo desse trabalho foi construir uma oficina no âmbito da tecnologia social do Expresso Chagas XXI (Fiocruz), destinada à promoção de saúde de pessoas afetadas pela Doença de Chagas.
Material e Métodos
A oficina foi baseada na abordagem metodológica CienciArte, integrando conhecimentos científicos e artísticos, por meio de uma abordagem multidisciplinar. Dentre os materiais utilizadas na oficina, destacam-se: ilustrações botânicas, óleos essenciais, classificações de volatilidade molecular, diagramas de famílias olfativas e fragrâncias representativas dessas famílias.
Resultados e Conclusão
Como resultado da oficina, foram registradas indagações por parte do público acerca dos seguintes tópicos: interação triatomínio x planta, bem-estar, funcionamento do olfato, perda olfativa, memórias afetivas, sexualidade e tratamentos complementares sobre ansiedade. Por meio desse trabalho foi possível concluir que a aromaterapia, quando utilizada numa abordagem CienciArte, cria um espaço dialógico para a educação em saúde com temáticas variadas, além de reiterar a importância dessa prática terapêutica estar incluída nas PICS como instrumento para a promoção de bem-estar e educação em saúde.
Palavras-chave
Doença de Chagas, oléos essenciais, PICS
Agradecimentos
IOC-FIO
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
HELDER Silva Carvalho, ROBERTO RODRIGUES FERREIRA, TANIA CREMONINI ARAUJO-JORGE