Dados do Trabalho


Título

SANGUE, VIDA E IMERSÃO: MODELOS CENOGRÁFICOS E O ENSINO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM DOENÇA DE CHAGAS

Introdução

ArteCiência acontece através da percepção, da imaginação, da observação, do registro, da criatividade e outras diversas características e linguagens para compreender fenômenos e elementos da natureza e comunicá-los. A concepção de Multiconectividade integra ArteCiência e Universo Simbólico, conectando sentimentos, elementos visuais, simbologias e conteúdo para possibilitar o encontro da significação de múltiplos conhecimentos. A partir dessa premissa, foi realizada uma oficina de expressão artística com o público de uma atividade multidimensional em uma instalação cenográfica, visando a divulgação científica e o ensino sobre a doença de Chagas.

Objetivo (s)

O objetivo foi compreender de que forma os participantes associam e significam os conteúdos abordados, buscando validar a expressão artística como uma metodologia de avaliação de conhecimentos.

Material e Métodos

Para investigar como cada visitante representa os conteúdos trazidos e mediados na “Artéria Móvel”, foi realizada uma atividade de construção de minimodelos artísticos pelos visitantes, após sua imersão no modelo cenográfico.

Resultados e Conclusão

A atividade foi realizada na Expedição Expresso Chagas XXI. Analisamos as formas representadas e a semântica do título de cada um modelo desenvolvido pelos participantes, somando 161 expressões. Associando a semântica com as formas representadas, 59% das expressões apresentaram significação de seus conteúdos, relacionando conhecimentos científicos com sentimentos, ação, experiências e idealizações. Tal significação possibilita que a aprendizagem seja estruturada a longo- prazo e, no contexto de conhecimentos científicos acerca de questões que envolvem saúde e promoção da saúde sobre a doença de Chagas, apresenta potencial como metodologia avaliativa. As expressões desenvolvidas não só comunicam o que foi entendido, interpretado e sentido pelos participantes em relação à doença de Chagas, uma vez realizadas, se tornam atributos de comunicação e reflexão para outros públicos que possam apreciá-las, reinterpretando e ressignificando os conhecimentos ali expressos.

Palavras-chave

Doença de Chagas, modelos cenográficos, ensino, divulgação científica

Agradecimentos

IOC-FIOCRUZ, CAPES, FAPERJ, CNPq

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Taiana Lílian Costa de Oliveira, Luciana Ribeiro Garzoni, ROBERTO RODRIGUES FERREIRA, TANIA CREMONINI ARAUJO-JORGE