Dados do Trabalho


Título

Customização e validação de ensaios de inferência molecular para rastreio e detecção de sublinhagens da VOC Ômicron (BA.4 e BE.9) de SARS-CoV-2

Introdução

O elevado número de casos de SARS-CoV-2 não sequenciados, sobretudo a partir de meados de 2022, evidencia a necessidade da utilização de estratégias adicionais ao Sequenciamento de Nova Geração (NGS) para complementar a vigilância genômica da COVID-19 no país, como a utilização de ensaios de genotipagem de assinaturas moleculares virais.

Objetivo (s)

Customizar e validar ensaios de inferência molecular baseados em qPCR para detecção de sublinhagens da VOC Ômicron (BA.4 e BE.9) circulantes no país a partir de meados de 2022.

Material e Métodos

Foram utilizadas amostras clínicas de SARS-CoV-2 cedidas pelo Laboratório de Assistência Diagnóstica da COVID-19 (LBM-COVID/HEMOCE/FIOCRUZ) e pela Unidade de Apoio ao Diagnóstico da COVID-19 (Unadig/FIOCRUZ), coletadas no estado do Ceará nos meses de junho e julho (prevalência das sublinhagens BA.4 e BA.5) e nos meses de novembro e dezembro (prevalência das sublinhagens de BE.9 e BQ.1). O ensaio dupla-sonda para diferenciação de BA.4 (Taqman_ORF1adel9-686_BA.4) foi desenhado utilizando o software Genious e sintetizado pela IDT, enquanto para o ensaio para diferenciação de BE.9 (SYBR ORF7a_244del_BE.9) foram utilizados primers do ARTIC V4 (92L e 92R). Utilizou-se os kits comerciais SARS-Cov-2 EDx (Biomanguinhos) e GoTaq® 1-Step RT-qPCR System com fluoróforo BRYT Green® Dye (Promega), respectivamente. As amostras foram sequenciadas pela Rede Genômica da Fiocruz (plataforma Illumina MiSeq e NextSeq 1000/2000).

Resultados e Conclusão

O ensaio Taqman_ORF1adel9-686_BA.4 apresentou a seguinte sequência: F: ACGGTAATAAAGGAGCTGGTGG; R: GGATCAGTGCCAAGCTCGTC; P1: SUN/CGGCGCCGA/ZEN/TCTAAAGTCA; P2: FAM/CGGCGCCGA/ZEN/TCTAGACTT, com concordância de 91,1% com o padrão-ouro NGS (n=93/102), (sensibilidade: 95%; especificidade: 98,7%). Para o ensaio SYBR ORF7a_244del_BE.9, houve concordância de 87,8% com o NGS (n=144/164), (sensibilidade: 88%; especificidade: 96,6%). A aplicação dos ensaios em larga escala (n=1.722) e em tempo real permitiu a geração de dados importantes para a compreensão do cenário epidemiológico do estado em meses com expansão de novas linhagens e aumento nos números de casos de COVID-19, agindo como uma importante ferramenta para o fortalecimento da vigilância genômica de vírus respiratórios.

Palavras-chave

Genotipagem, vigilância genômica, COVID-19

Agradecimentos

Ministério da Saúde, DECIT, CDC, FIOCRUZ, Funcap

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Débora Maria Almeida Ferreira , Thais de Oliveira Costa, Bruna Maria Nepomuceno Sousa Lino, Ellen Maria Lima Gonçalves, Antônia Mayra De Morais França, Luzia Gabrielle Zeferino de Castro, Clara Norões Nogueira, Ticiane Cavalcante de Souza, Leticia Ferreira Espinosa, Fernando Braga Stehling Dias, Fabio Miyajima