Dados do Trabalho
Título
Avaliação da atividade moduladora de PD-1/PD-L1 e CTLA-4 na infecção por HTLV-1
Introdução
A infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas tipo 1 (HTLV-1) está associada a uma elevada proliferação e ativação celular, com alta produção e secreção de mediadores inflamatórios. A Paraparesia Espástica Tropical (HAM/TSP) é uma doença inflamatória relacionada com a invasão das células infectadas no sistema nervoso central, desencadeando uma resposta inflamatória crônica. Células infectadas (principalmente células T) permanecem hiperativadas, produzindo citocinas pró-inflamatórias em quantidades elevadas. Os marcadores de exaustão celular PD-1/PD-L1 e CTLA-4 tem sido implicado na indução do esgotamento dos linfócitos T citotóxicos durante a infecção viral e regulação negativa da produção de citocinas. A literatura sugere que a modulação da resposta inflamatória pode atenuar a expressão da doença.
Objetivo (s)
Avaliar o papel de PD-1/PD-L1 e CTLA-4 na modulação da resposta imune em portadores de HTLV-1 e em pacientes com HAM/TSP.
Material e Métodos
Amostras de 32 indivíduos com HTLV-1 (18 portadores assintomáticos e 14 HAM/TSP), ambos os sexos, com idade entre 18 e 70 anos, foram coletadas no ambulatório de HTLV-1 do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, em Salvador, Brasil. Selecionamos pacientes com Western Blot para HTLV-1 positivo. A separação das células mononucleares do sangue periférico foi realizada usando o gradiente Ficoll-Hypaque, posteriormente incubadas sem ou com estímulos das moléculas imunomoduladoras por 72 horas. Os níveis de citocinas foram determinados por ELISA usando o sobrenadante das células cultivadas, através de Kits comerciais, seguindo as instruções do fabricante. A população de linfócitos TCD 4+ e TC8+ expressando as moléculas imunomoduladoras marcadas com anticorpos monoclonais fluorescentes foi analisada por citometria de fluxo.
Resultados e Conclusão
Observamos um aumento significativo (p ≤ 0.05) na expressão do PD-L1 em portadores assintomáticos versus HAM/TSP nas células TCD4+ e TCD8+. A produção de TNF foi diminuída após o acréscimo de CTLA-4 nas culturas de portadores assintomáticos e HAM/TSP (p ≤ 0.05). Conclusão: Os dados sugerem um papel regulador para essas moléculas na patogênese da HAM/TSP. A expressão de PD-L1 é maior em portadores assintomáticos comparando com o grupo com HAM/TSP. CTLA-A regula a produção de TNF portadores assintomáticos, podendo ser um dos fatores que contribuem para a não progressão da doença nesse grupo.
Palavras-chave
HTLV-1, PD-1, PDL-1, CTLA-4, HAM/TSP
Agradecimentos
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e CAPES
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado
Autores
Lívia Oliveira, Edgar Marcelino de Carvalho