Dados do Trabalho


Título

Inovação Tecnológica e a eliminação da tuberculose: um estudo de Technology Foresight

Introdução

A despeito das estratégias empreendidas globalmente, a tuberculose tem se revelado um doença resiliente, com uma queda anual da incidência inferior a 1.5%. Dentre os principais elementos explicativos, especialistas em tuberculose apontam: a vulnerabilidade social; o aumento da suscetibilidade à doença em função de doenças crônicas e da epidemia do HIV; a alta prevalência da infeção por tuberculose(TBI); aumento da resistência bacteriana à drogas de primeira linha. Outro elemento causal refere-se à obsolescência tecnológica em diagnóstico e tratamento e lacunas tecnológicas para a prevenção e enfrentamento da TBI. Embora diversos autores apontem que novas tecnologias sejam imprescindíveis à eliminação, isto não representa uma visão consensual sobre o tema. O presente trabalho, por meio de estudo de futuro, identificar as tecnologias mais promissoras para se tornarem inovações até 2035 e analisar sua potencial contribuição para a eliminação da tuberculose.

Objetivo (s)

Analisar a potencial contribuição de novas tecnologias para a eliminação da tuberculose até 2050.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo de Technology Foresight, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário fechado, aplicado virtualmente a 29.988 especialistas em tuberculose, de várias áreas de conhecimento, por meio da plataforma Survey Monkey®. Os e-mails dos respondentes foram obtidos de publicações indexadas na Web of Science, no período 2015/20. O questionário foi dividido em três blocos de perguntas. Quais as estratégias de maior impacto potencial sobre a epidemia independentemente do status tecnológico atual?; Quais as soluções tecnológicas mais promissoras para alcançar o mercado até 2035? e Quais as plataformas tecnológicas mais promissoras para o desenvolvimento de vacinas, medicamentos e testes diagnósticos.

Resultados e Conclusão

Foram obtidas 2.567 respostas válidas, das quais 69,2% foram completas. Os respondentes apontaram como estratégias de maior impacto potencial para a eliminação da tuberculose: a redução do tempo entre o diagnóstico e o tratamento, a intensificação das ações de controle direcionados à grupos mais vulneráveis e a redução do tempo e do custo do tratamento da Tuberculose MDR. Como soluções tecnológicas mais promissoras o diagnóstico point-of- care e novas drogas para tratamento da tuberculose. Neste cenário, novas tecnologias terão pouco impacto na eliminação da tuberculose. Isto à luz dos Determinantes Sociais da Saúde e de estudos matemáticos.

Palavras-chave

technology foresight, eliminação da tuberculose, futuro

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

ROSELI MONTEIRO DA SILVA