Dados do Trabalho
Título
ANALISE SOCIODEMOGRÁFICA DOS CASOS DE COINFECÇÃO TUBERCULOSE/HIV NA CIDADE DO RECIFE, PERNAMBUCO
Objetivo (s)
Analisar as características sociodemográficas dos casos de coinfecção TB-HIV notificados na cidade do Recife-PE entre 2016-2020.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado na cidade do Recife, Pernambuco.
A população do estudo foi composta pelos casos confirmados de tuberculose e coinfecção com HIV, notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no período de 2016 a 2020, acessíveis mediante solicitação de anuência da Secretaria Municipal de Saúde de Recife. Para o cálculo da taxa anual de incidência, considerou-se o número total de casos novos de coinfecção TB-HIV por ano, dividido pelo total da população residente estimada no meio do mesmo ano, multiplicado por 100.000. Para verificar se a distribuição do desfecho sobre ter ou não a coinfecção TB/HIV apresentou-se de forma homogênea entre as variáveis foi utilizado o teste qui-quadrado e exato de Fisher, sendo estabelecido o valor de 95% de intervalo de confiança e p-valor <0,05 para definição da significância estatística. A pesquisa é regida pela resolução 466/2012 do Conselho Nasional de Saúde (CNS) e aprovada pelo Comitê de Ética da Faculdade Estácio do Recife com CAAE: 51189221.0.0000.5640.
Resultados e Conclusão
Resultados: Os resultados evidenciaram um total de 802 casos notificados de coinfecção TB-HIV entre os anos de 2016 a 2020 sendo a maior proporção entre pessoas do sexo masculino, com idade entre 20-59 anos, raça/cor parda, escolaridade ignorada/brancos. A respeito das características clinicas dos casos de coinfecção houve um número de casos de tuberculose na sua forma pulmonar, como comorbidades associadas AIDS e Alcoolismo. Observa-se uma diminuição ao longo dos anos da proporção do número de curas, principalmente a partir de 2017 e aumento relação a proporção de abando.
Conclusão: Nesse contexto, observa-se o perfil cliníco e epidemiológico da coinfecção TB-HIV como prevalente na região analisada. Destaca-se, a diminuição ao longo dos anos da proporção do número de curas e aumento do número de casos abandono, como sendo preocussores de um desafio maior para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam medidas mais eficientes para o tratamento da tuberculose no município, sendo imprescindível a tomada de ações estratégicas que identifiquem de forma mais precoce esses casos e
consequentemente iniciem o tratamento precoce.
Palavras-chave
Tuberculose;HIV; Coinfeção; Infecções por HIV.
Agradecimentos
Aos nossos queridos residentes e acadêmicos por todo empenho.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
ROBERTA MARIA SILVA, Victor Manoel Pereira Silva, Caroline Batista Queiroz Aquino, Suely Ferreira Gomes, Roberta Nunes, Ana Karolina Oliveira Braga, Gabriela Alencar Lubarino, Maiara Egline Santos, Eduarda Melquiades Pirette Santos