Dados do Trabalho


Título

BUSCA ATIVA DE CASOS DE ARBOVIROSES ATRAVÉS DOS ACE DE PARNAMIRIM/RN.

Introdução

A exigência de se compreender de forma mais oportuna e detalhar áreas específicas a situação relacionada às Arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya), frente à dificuldade de controlar os índices de infestação municipal e entender a característica entomoepidemiológica da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim/RN proporcionou a implementação de uma estratégia de busca ativa que alcance informações epidemiológicas e geográficas para desenvolver melhor diagnóstico situacional e articulação de ações estratégicas de enfrentamento.

Objetivo (s)

Objetivo Geral - Aprimorar a busca ativa nas investigações de casos de arboviroses arboviroses em todo o município.
Objetivos Específicos - Encerrar as investigações de casos de arboviroses em tempo oportuno; - Identificar a probabilidade de ocorrência de surtos em todas as regiões do município; e - Oferecer informações mais qualificadas para ações de enfrentamento às arboviroses.

Material e Métodos

Realizando análise territorial dos casos notificados a partir de 6 ACE, respeitando a frequência das informações que são recebidas dos serviços de saúde do município e do Estado, bem como a análise de informações entomológicas de presença do vetor transmissor das arboviroses, são enviados agentes da equipe da Busca Ativa em todo o território habitado no município, com uma cobertura de todos os bairros da cidade, para investigar os casos informados, o surgimento de rumores nas proximidades, assim como encerrar a investigação em tempo hábil para realizações mais efetivas de ações de enfrentamento.

Resultados e Conclusão

A equipe atua baseada na definição do raio a ser trabalhado, assim, ela vai in loco tomar conhecimento da área afetada, onde realizará busca nos imóveis da área delimitada.
Antes de 2021, os casos notificados tinha um retorno muito falho de investigações e conclusões, já o quantitativo das ações de investigação feitas pela equipe de Busca Ativa referente ao ano de 2021, ano inicial da atuação da equipe, subiram para 283 visitas realizadas e 481 notificações encerradas.
No ano de 2022, com a estrutura da equipe da Busca Ativa, com o apoio e direcionamento do centro de informações entomoepidemiológicas, o número de visitas subiu para 1331, num aumento 470% relacionados ao ano anterior, totalizando também um resultado de 2665 casos encerrados, representando um aumento de mais de 550%.
Conseguindo assim, investigar, concluir, analisar e direcionar ações com melhor eficiência.

Palavras-chave

Informações, Busca, Investigação

Agradecimentos

Gratidão à toda equipe de ACE que fez a diferença.

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

KLEYTON ARAUJO FELIPE, Elaine Michele Silva, Samia Tatiana Maia, Letícia Alves Amorim, Louise Santos Morais