Dados do Trabalho
Título
Manifestações oculares associadas à esporotricose humana
Introdução
A esporotricose humana é causada por diferentes espécies do fungo Sporothrix. No Brasil a principal espécie é Sporothrix brasiliensis, com transmissão zoonótica, sendo o contato com gatos infectados a principal forma de transmissão. A partir dos anos de 1990 foi observado aumento do número de casos da doença, sendo atualmente considerada epidêmica em diversas regiões do país. A forma clínica mais comum é a linfocutânea, porém pode haver outras manifestações clínicas, tais como acometimento ocular por inoculação direta ou por disseminação hematogênica. A síndrome oculoglandular de Parinaud é uma condição clínica rara, caracterizada por conjuntivite unilateral granulomatosa acompanhada de linfadenopatia satélite pré‐auricular ou submandibular, podendo ser causada por diversos agentes etiológicos, dentre eles o fungo Sporothrix sp.
Objetivo (s)
Descrever e caracterizar as manifestações oculares associadas à esporotricose humana em uma coorte de pacientes atendidos no IIER.
Material e Métodos
Estudo descritivo de casos clínicos de pacientes atendidos no ambulatório de dermatopatias infectoparasitárias do Instituto de Infectologia Emílio Ribas em São Paulo, com suspeita de acometimento ocular por esporotricose.
Resultados e Conclusão
Foram diagnosticados sete pacientes com manifestação ocular associada à esporotricose, os quais referiram contato com gatos com diagnóstico de esporotricose. As principais manifestações clínicas oculares descritas foram edema palpebral, conjuntivite aguda, conjuntivite granulomatosa, hiperemia ocular, presença de secreção ocular. Manifestação cutânea concomitante foi descrita em quatro pacientes. Seis pacientes apresentaram linfonodomegalia cervical associada. O diagnóstico de esporotricose foi confirmado por critério clínico epidemiológico, anatomopatológico de lesão cutânea (compatível e imuno-histoquímica positiva) ou sorologia. Todos os pacientes foram tratados com itraconazol por 3 a 4 meses, com boa resposta clínica.Conclusões: Manifestações oculares associadas à esporotricose, principalmente a síndrome oculoglandular de Parinaud é uma condição clínica pouco freqüente, no entanto durante epidemias da doença em diversas regiões do país, como na grande São Paulo, as manifestações oculares devem ser investigadas e a infecção por Sporothrix SP deve ser considerada entre as possíveis etiologias de alterações oculares.
Palavras-chave
esporotricose, Sporothrix brasiliensis, infecção ocular, síndrome óculo glandular de Parinaud
Área
Eixo 12 | Infecções causadas por fungos
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Livia Vieira de Almeida, Amanda Azevedo Bittencourt, Alessandra Moraes de Barros, Jose Angelo Lauletta Lindoso