Dados do Trabalho


Título

Avaliação de Impacto do Projeto Apoiadores Municipais de Prevenção, Controle e Eliminação da Malária

Introdução

A malária é um problema de saúde pública a nível mundial, e sua incidência no Brasil é endêmica na Região Amazônica. Visando o fortalecimento da gestão municipal, de modo a ofertar serviços de saúde mais eficientes, e promover o controle, prevenção, monitoramento e eliminação da malária, o Projeto Apoiadores Municipais de Prevenção, Controle e Eliminação da Malária, ação do Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária, foi instituído em 2012, nos municípios prioritários da Amazônica Legal.

Objetivo (s)

Objetivo foi verificar o impacto do Projeto Apoiadores Municipais de Prevenção, Controle e Eliminação da Malária nos indicadores de número de casos de malária e na oportunidade de tratamento da doença, em 15 municípios tratados da Amazônia Legal.

Material e Métodos

Para mensurar o Efeito Médio do Tratamento no grupo de tratados, foi utilizado o método do Controle Sintético. As análises foram feitas para dois grupos de municípios, o primeiro composto por 11 municípios que participaram do projeto entre 2012 e 2016, e o segundo grupo comporto por 4 municípios que participaram do projeto no período de 2012 a 2020. O Efeito Médio do Tratamento nos grupos foi mensurado combinando os métodos de Controle Sintético e Diferenças em Diferenças.

Resultados e Conclusão

Os resultados indicaram impacto positivo do Projeto em 3 municípios do grupo 1 e 3 municípios do grupo 2 para o “número de casos”, resultando em redução das subnotificações de malária, o que sugere a efetividade na sensibilização da vigilância epidemiológica local. Em relação à “oportunidade de tratamento”, foram encontrados impacto positivo do projeto em 2 municípios do grupo 1, e em 2 municípios do grupo 2, com um aumento da proporção de casos tratados em tempo oportuno, o que sugere um efeito do projeto na capacidade assistencial em casos de malária. Já em relação aos efeitos médios do tratamento nos grupos, foi identificado impacto do Projeto nos dois indicadores avaliados dos municípios do grupo 1, o que resultou em aumento do número de casos notificados e da proporção de casos tratados em tempo oportuno nos municípios do grupo da intervenção. Dessa forma, conclui-se que o projeto é capaz de afetar a situação epidemiológica dos municípios, especificamente, na melhoria na notificação de casos e o tempo de tratamento oportuno da doença. No entanto, o efeito não é homogêneo entre os municípios tratados e entre os ciclos de tratamento da doença.

Palavras-chave

Malária; Avaliação de Impacto; Gestão Local.

Agradecimentos

A equipe da Coordenação de Eliminação da Malária (CEMA/DEDT/SVSA/MS)

Área

Eixo 14 | Outro

Autores

Letícia Alves Tadeu Santiago, Jayne Cecília Martins, Fernanda Borges Serpa, Luiz Cláudio Barcelos, Daniela Fortunato Rêgo