Dados do Trabalho
Título
4-amino-quinolinas: planejamento, síntese e avaliação da atividade antimicrobiana
Introdução
A tuberculose humana (TB) é uma doença infectocontagiosa causada predominantemente pelo Mycobacterium tuberculosis (Mtb). O tratamento contra a tuberculose exige a administração diária de, pelo menos, quatro fármacos durante seis meses. O longo período e os efeitos adversos dos fármacos utilizados podem ocasionar a falta de adesão dos pacientes e o aumento da seleção de cepas de Mtb resistentes aos fármacos clinicamente disponíveis. Portanto, é preponderante que sejam realizados estudos visando a obtenção de compostos com a capacidade de novas alternativas farmacológicas.
Objetivo (s)
O presente trabalho teve o objetivo de sintetizar e avaliar uma série de compostos quinolínicos com modificações nas posições 2, 4 e 6 do heterociclo. As moléculas foram avaliadas estruturalmente utilizando técnicas espectroscópicas e a as Concentrações Mínimas Inibitórias (CIM) foram avaliadas contra a cepa H37Rv de Mtb.
Material e Métodos
A obtenção das 4-alcoxi-amino-quinolinas foi realizada em um balão de fundo redondo contendo a 4-bromoalcoxi-quinolina, (1 mmol), amina (2 mmol), iodeto de sódio (1 mmol), carbonato de potássio (3 mmol) e tolueno (20 mL). A mistura de reação foi mantida sob agitação à temperatura de 110 ºC por 48 horas. Em seguida, foi realizada a extração com clorofórmio (3x50 mL) e cloreto de amônio saturado. Em seguida, a parte orgânica foi evaporada sob pressão reduzida. A purificação dos compostos foi realizada em coluna cromatográfica utilizando sílica gel como fase estacionária e hexano e acetato de etila como fase móvel. Todos as moléculas sintetizadas foram testadas quanto à capacidade de inibir a cepa H37Rv de Mtb. As estruturas mais ativas, de todas as examinadas, foram avaliadas contra um grupo de cepas multirresistentes. Por fim, esses compostos foram testados quanto a possível citotoxicidade utilizando linhagens HepG2 e Vero.
Resultados e Conclusão
O rendimento de síntese das 4-alcoxi-amino-quinolinas variaram entre 13% e 81%. Os compostos apresentaram capacidade de inibir o Mtb com CIM variando entre 0.050 μM e 12.32 μM e algumas moléculas selecionadas foram efetivas contra cepas multirresistentes. As estruturas mais efetivas contra o Mtb não foram capazes de afetar a viabilidade das linhagens HepG2 e Vero em um claro indicativo de seletividade. Assim, os resultados obtidos sugerem que essa classe química pode fornecer candidatos a fármacos para o desenvolvimento de um tratamento efetivo para TB.
Palavras-chave
Mycobacterium tuberculosis, tuberculose, quinolinas, síntese
Agradecimentos
CAPES/BNDES/FAPERGS/CNPq
Área
Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Fernanda fries da silva, Marica perollo, Alexia czeczot, Laura calle gonzalez, Luiz augusto basso, Cristiano Bizarro, Pablo Machado